WOW !! MUCH LOVE ! SO WORLD PEACE !
Fond bitcoin pour l'amélioration du site: 1memzGeKS7CB3ECNkzSn2qHwxU6NZoJ8o
  Dogecoin (tips/pourboires): DCLoo9Dd4qECqpMLurdgGnaoqbftj16Nvp


Home | Publier un mémoire | Une page au hasard

 > 

Acionamento de motores de induàƒÂ§àƒÂ£o através de inversores de frequàƒÂªncia


par Donatien Nsiangani Ngamuba
UNILINS - Bachelor 2020
  

précédent sommaire

Bitcoin is a swarm of cyber hornets serving the goddess of wisdom, feeding on the fire of truth, exponentially growing ever smarter, faster, and stronger behind a wall of encrypted energy

9. CONCLUSO

Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de oferecer informações necessárias para o conhecimento básico do funcionamento de um inversor de frequência. Para isso, foi apresentada uma descrição sobre cada um dos estágios que constitui um inversor de frequência.

A topologia de um inversor de frequência mostra que é possível transformar uma tensão contínua em uma tensão alternada. Esta conversão baseada no controle, ajuste da frequência e nível da tensão de saída do inversor, levam a excelentes resultados, desde que sejam utilizadas técnicas especificas de modulação, levando o inversor de frequência a um status importante dentro da família dos conversores.

Por fim, conclui-se, que o controle vetorial se mostra mais eficiente que o controle escalar em acionamentos, em que é necessária uma maior precisão na velocidade e no torque. E isso pode ser conseguido realizando somente a alteração de no próprio do inversor.

56

10. PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS

Em relação a trabalhos futuros, recomenda-se a implementação da modulação vetorial na região de sobremodulação, pois assim é possível aproveitar melhor a tensão do barramento CC e, por conseguinte, diminuir a região de enfraquecimento de campo.

57

11. REFERÊNCIAS

Prof. Michel Robert Veiga, Disciplina «Controle e Automação», Acionamentos Elétricas, USP, 2018.

NICOLAU, P.F. Técnica de Modulação por Largura de Pulso Vetorial para Inversores Fonte de Tensão. Itajubá: Universidade Federal de Itajubá, Pós-Graduação em Engenharia Elétrica; 2007.

BORBA, J. L. Sistema de Transmissão Elétrica. 2009. 242 p. Programa de especialização profissional (Curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária) - Pontifícia Universidade Católica, Minas Gerais, 2009.

Zaparoli, I. O. Monitoramento de motor de indução acionados com inversor de frequência. 2018. Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2018.

BROCKVELD, S. L. Embasamento teórico para o projeto de um inversor de frequência. 2015. 118 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de engenharia mecatrônica) - Universidade federal de santa catarina, Santa Catarina, 2015.

WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS S.A.. Motores de indução alimentados por inversores de frequência PWM. Jaraguá do Sul, SC. 2010.

CAMARGO, C.B. Acionamentos De Motores De Indução Através das Técnicas de Controle Escalar e Vetorial. Sorocaba: Faculdade de Engenharia de Sorocaba, Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Elétrica; 2011.

FRANCISCO, A. M. S. Motores de Indução Trifásico. Viseu: [s.n.], 2006. 250 p. ELETROTÉCNICA SANTO AMARO. Inversor de Frequência. Disponivel em:

www.esaeletrotecnica.com.br/inversor-frequencia.html. Acesso em: 14 de Abril de 2020.

FLORES, D. C.; Estudo e implementação de um inversor de frequência baseado em processador de sinais. Pelotas: Centro politécnico da Universidade Católica de Pelotas, Trabalho de Conclusão de curso em Engenharia Elétrica; 2009.

CLUBE DA ELETRÔNICA. Clube da Eletrônica. Clube da Eletrônica, 08 Setembro

2009. Disponivel em:

58

http://www.clubedaeletronica.com.br/Eletricidade/PDF/Inversor%20de%20frequencia .pdf . Acesso em: 19 Junho 2020.

précédent sommaire






Bitcoin is a swarm of cyber hornets serving the goddess of wisdom, feeding on the fire of truth, exponentially growing ever smarter, faster, and stronger behind a wall of encrypted energy








"Nous voulons explorer la bonté contrée énorme où tout se tait"   Appolinaire